Série 7 TTV
Made in Germany, a nova série 7 se destaca por sua fiabilidade e conforto superior, bem como pelo consumo de gasóleo e custos de gestão ainda mais reduzidos, também graças ao intervalo de troca de óleo do motor, agora estendido para 1000 horas.Os modelos da série, 7250 TTV e 7250 TTV HD, são equipados com o famoso motor Deutz TCD 6.1 Stage V (com potência máxima de até 247 cv e binário máximo de 1072 Nm) e contam com a novíssima transmissão TTV, e maior eficiência.
Características
Verde também no coração
O Deutz TCD de 6 cilindros com turbocompressor, intercooler e common rail de até 1600 bar, utiliza uma bomba de injeção lubrificada pelo óleo do motor; com o pacote SCR, DOC e DPF passivo para o pós-tratamento dos gases de escape, pode expressar o seu melhor desempenho, garantindo um consumo específico mínimo de apenas 202 g/kWh, um valor que, combinado com a capacidade de 505 l do depósito monolítico, assegura uma autonomia de funcionamento muito longa. O pós-tratamento dos gases de escape com um filtro de partículas de tipo passivo tem três vantagens: sem injeção adicional de gasóleo para limpeza do filtro, menor produção de calor e regeneração notavelmente mais rápida, comparada com a dos filtros tradicionais; para poupar tempo e dinheiro, em total conformidade com os limites do Stage V. Para o transporte rodoviário existe uma função opcional, que pode ser ativada com um pedal de comando para o efeito, que aumenta a capacidade de travagem do motor em 40%. Para além das já excelentes qualidades de travagem típicas das transmissões de componentes hidráulicos, esta função permite reduzir consideravelmente o desgaste do sistema de travagem convencional, aumentando significativamente a sua vida útil.
O Deutz TCD de 6 cilindros com turbocompressor, intercooler e common rail de até 1600 bar, utiliza uma bomba de injeção lubrificada pelo óleo do motor; com o pacote SCR, DOC e DPF passivo para o pós-tratamento dos gases de escape, pode expressar o seu melhor desempenho, garantindo um consumo específico mínimo de apenas 202 g/kWh, um valor que, combinado com a capacidade de 505 l do depósito monolítico, assegura uma autonomia de funcionamento muito longa. O pós-tratamento dos gases de escape com um filtro de partículas de tipo passivo tem três vantagens: sem injeção adicional de gasóleo para limpeza do filtro, menor produção de calor e regeneração notavelmente mais rápida, comparada com a dos filtros tradicionais; para poupar tempo e dinheiro, em total conformidade com os limites do Stage V. Para o transporte rodoviário existe uma função opcional, que pode ser ativada com um pedal de comando para o efeito, que aumenta a capacidade de travagem do motor em 40%. Para além das já excelentes qualidades de travagem típicas das transmissões de componentes hidráulicos, esta função permite reduzir consideravelmente o desgaste do sistema de travagem convencional, aumentando significativamente a sua vida útil.
A gestão da potência mais completa que existe
A Série 7 possui a inovadora transmissão TTV, capaz de obter uma produtividade sempre nos níveis máximos graças à integração da tracção dupla e do bloqueio dos diferenciais em modo automático e a uma condução extremamente fluida em quaisquer condições.
As transmissões TTV são baseadas no "split-power", literalmente, na "decomposição da potência" fornecida: a maior parte da potência é transferida por via mecânica (através de engrenagens epicicloidais e embraiagens em banho de óleo), enquanto a restante parte é transmitida por via hidráulica (através de uma bomba Load Sensing); a variação do débito hidráulico assegura que a velocidade do tractor possa aumentar (ou diminuir) de forma contínua e fluida, sem "esticões" bruscos durante as mudanças de velocidade (característicos das transmissões tradicionais)
As duas componentes do movimento são sucessivamente reposicionadas num grupo de configuração epicicloidal.
Completa o conjunto um inversor electro-hidráulico testado por uma centralina electrónica dedicada.
A Série 7 TTV utiliza duas gamas de trabalho (Transport e Heavy Duty), com a possibilidade de seleccionar três diferentes modalidades operativas: Manual, TDF e Auto.
Na versão manual, para variar o regime do motor e a velocidade, actua-se directamente no pedal do acelerador e no joystick multifunções; os modelos TTV comportam-se como uma máquina com caixa de velocidades mecânica, mantendo porém a fluidez típica das transmissões CVT.
A segunda modalidade, que utiliza a TDF, mantém estável o regime de rotação da tomada de potência, independentemente da velocidade de avanço do tractor (que pode ser alterada continuamente); desta forma, é ultrapassada a principal limitação das transmissões mecânicas tradicionais, ou seja, que a uma dada velocidade de avanço corresponda uma TDF emitida pelo motor num determinado regime, sem possibilidade de qualquer ajuste, a não ser que se mude de velocidade.
A versão automática, por último, assegura uma velocidade de avanço constante graças a uma centralina electrónica que actua automaticamente no regime do motor em função da carga solicitada.
Em paralelo, é possível ter até três estratégias de funcionamento: "Eco" para uma elevada economia de combustível; "Power" para maximizar a produtividade e "Automatic-Mode" com um funcionamento intermédio entre as duas anteriores.
A Série 7 possui a inovadora transmissão TTV, capaz de obter uma produtividade sempre nos níveis máximos graças à integração da tracção dupla e do bloqueio dos diferenciais em modo automático e a uma condução extremamente fluida em quaisquer condições.
As transmissões TTV são baseadas no "split-power", literalmente, na "decomposição da potência" fornecida: a maior parte da potência é transferida por via mecânica (através de engrenagens epicicloidais e embraiagens em banho de óleo), enquanto a restante parte é transmitida por via hidráulica (através de uma bomba Load Sensing); a variação do débito hidráulico assegura que a velocidade do tractor possa aumentar (ou diminuir) de forma contínua e fluida, sem "esticões" bruscos durante as mudanças de velocidade (característicos das transmissões tradicionais)
As duas componentes do movimento são sucessivamente reposicionadas num grupo de configuração epicicloidal.
Completa o conjunto um inversor electro-hidráulico testado por uma centralina electrónica dedicada.
A Série 7 TTV utiliza duas gamas de trabalho (Transport e Heavy Duty), com a possibilidade de seleccionar três diferentes modalidades operativas: Manual, TDF e Auto.
Na versão manual, para variar o regime do motor e a velocidade, actua-se directamente no pedal do acelerador e no joystick multifunções; os modelos TTV comportam-se como uma máquina com caixa de velocidades mecânica, mantendo porém a fluidez típica das transmissões CVT.
A segunda modalidade, que utiliza a TDF, mantém estável o regime de rotação da tomada de potência, independentemente da velocidade de avanço do tractor (que pode ser alterada continuamente); desta forma, é ultrapassada a principal limitação das transmissões mecânicas tradicionais, ou seja, que a uma dada velocidade de avanço corresponda uma TDF emitida pelo motor num determinado regime, sem possibilidade de qualquer ajuste, a não ser que se mude de velocidade.
A versão automática, por último, assegura uma velocidade de avanço constante graças a uma centralina electrónica que actua automaticamente no regime do motor em função da carga solicitada.
Em paralelo, é possível ter até três estratégias de funcionamento: "Eco" para uma elevada economia de combustível; "Power" para maximizar a produtividade e "Automatic-Mode" com um funcionamento intermédio entre as duas anteriores.
Excelência até na tomada de potência
Os Agrotron TTV da Série 7 caracterizam-se pela excelência do equipamento de série de que dispõem. Mesmo no que diz respeito à tomada de potência, a versatilidade é extraordinária graças à escolha entre quatro velocidades (540/ 540ECO/ 1000/ 1000ECO), todas elas através de engate electro-hidráulico e com detecção automática da carga, de modo a assegurar em qualquer situação um arranque gradual e progressivo dos aparelhos associados.
De série, está igualmente disponível o controlo remoto da TDF em ambos os guarda-lamas traseiros.
TDF de 1000 rpm associada ao elevador dianteiro (opção disponível também na versão ECO).
Os Agrotron TTV da Série 7 caracterizam-se pela excelência do equipamento de série de que dispõem. Mesmo no que diz respeito à tomada de potência, a versatilidade é extraordinária graças à escolha entre quatro velocidades (540/ 540ECO/ 1000/ 1000ECO), todas elas através de engate electro-hidráulico e com detecção automática da carga, de modo a assegurar em qualquer situação um arranque gradual e progressivo dos aparelhos associados.
De série, está igualmente disponível o controlo remoto da TDF em ambos os guarda-lamas traseiros.
TDF de 1000 rpm associada ao elevador dianteiro (opção disponível também na versão ECO).
Um sistema hidráulico sem precedentes
O sistema hidráulico da Série 7 é composto por uma bomba Load Sensing de 120 l/min (em opção, pode ser aumentada até 160 l/min) que alimenta o sistema principal, ao qual se adiciona uma segunda bomba de 44 l/min, dedicada à direcção hidrostática e aos circuitos auxiliares.
O Load Sensing adapta de forma contínua a potência hidráulica fornecida em carga, reduzindo ao mínimo as dissipações de potência (e, consequentemente, os consumos) e assegurando uma longa vida útil aos componentes hidráulicos.
Estão disponíveis de série quatro distribuidores traseiros de efeito duplo controlados electronicamente; opcionalmente, é possível aumentar os distribuidores traseiros para sete e
instalar dois distribuidores de efeito duplo dianteiros.
Todos os distribuidores são controlados com um regulador de tempo e de fluxo e podem, se necessário, ser convertidos em distribuidores de efeito simples.
A nova Série 7 está equipada com tomadas hidráulicas "push-pull" para ligar as tubagens hidráulicas mesmo sob pressão e com um recipiente dedicado que recolhe os mínimos resíduos de óleo que possam escapar-se na fase de acoplamento.
Além disso, o engate Power-Beyond permite, para transmissões de elevados fluxos de óleo entre o tractor e um aparelho em utilização, a ligação directa da bomba do tractor até ao aparelho para assegurar a transferência da forma mais eficiente e segura.
A capacidade máxima do elevador posterior (correspondente aos engates rápidos) é de 10 000 kg, enquanto a do elevador dianteiro (opcional) é de 4500 kg.
O elevador traseiro está equipado com o sistema de gestão electrónica EHR, que se ocupa do controlo do esforço e da posição, garante a modalidade mista e flutuante e assegura, além disso, a limitação da patinagem.
No EHR estão integradas as modalidades de enterramento rápido, amortecimento das oscilações no transporte de aparelhos, bloqueio numa posição pré-determinada, limitação da altura de subida da alfaia e regulação da velocidade de descida.
O sistema hidráulico da Série 7 é composto por uma bomba Load Sensing de 120 l/min (em opção, pode ser aumentada até 160 l/min) que alimenta o sistema principal, ao qual se adiciona uma segunda bomba de 44 l/min, dedicada à direcção hidrostática e aos circuitos auxiliares.
O Load Sensing adapta de forma contínua a potência hidráulica fornecida em carga, reduzindo ao mínimo as dissipações de potência (e, consequentemente, os consumos) e assegurando uma longa vida útil aos componentes hidráulicos.
Estão disponíveis de série quatro distribuidores traseiros de efeito duplo controlados electronicamente; opcionalmente, é possível aumentar os distribuidores traseiros para sete e
instalar dois distribuidores de efeito duplo dianteiros.
Todos os distribuidores são controlados com um regulador de tempo e de fluxo e podem, se necessário, ser convertidos em distribuidores de efeito simples.
A nova Série 7 está equipada com tomadas hidráulicas "push-pull" para ligar as tubagens hidráulicas mesmo sob pressão e com um recipiente dedicado que recolhe os mínimos resíduos de óleo que possam escapar-se na fase de acoplamento.
Além disso, o engate Power-Beyond permite, para transmissões de elevados fluxos de óleo entre o tractor e um aparelho em utilização, a ligação directa da bomba do tractor até ao aparelho para assegurar a transferência da forma mais eficiente e segura.
A capacidade máxima do elevador posterior (correspondente aos engates rápidos) é de 10 000 kg, enquanto a do elevador dianteiro (opcional) é de 4500 kg.
O elevador traseiro está equipado com o sistema de gestão electrónica EHR, que se ocupa do controlo do esforço e da posição, garante a modalidade mista e flutuante e assegura, além disso, a limitação da patinagem.
No EHR estão integradas as modalidades de enterramento rápido, amortecimento das oscilações no transporte de aparelhos, bloqueio numa posição pré-determinada, limitação da altura de subida da alfaia e regulação da velocidade de descida.
Fluidez na condução, força no trabalho e segurança na paragem
Para máxima segurança, o eixo dianteiro dispõe de uma suspensão especial que, no momento oportuno, pode ser facilmente bloqueada, de forma a manter sempre uma elevada precisão no controlo da profundidade de trabalho, mesmo durante as operações mais complexas.
Além disso, para uma regulação contínua e fácil da distância entre rodas, é possível utilizar os semieixos extensíveis (Bar Axle), que permitem trabalhar com pneus traseiros gémeos 650/65 R42, tal como permitem montar as jantes traseiras para lastro (com um disco central de 140 kg de cada lado e mais três anéis de 255 kg em cada jante, para um total de 1810 kg de lastro traseiro).
A direcção hidrostática dispõe de um circuito hidráulico com bomba dedicada (para não interagir durante a utilização simultânea do elevador e dos distribuidores hidráulicos) que garante uma extraordinária manobrabilidade também com utilização de aparelhos montados na dianteira. Direcção fluida e agilidade incomparável graças ao notável ângulo de viragem de 52 graus.
O dispositivo ASM regula a gestão da tracção e dos diferenciais de forma totalmente automática, sem possibilidade de erro: em função do ângulo de viragem e da velocidade, o sistema engata ou desengata (sob carga) a tracção dianteira e, se necessário, activa o bloqueio dos diferenciais, garantindo a maximização da força de tracção e da segurança.
A Série 7 está equipada com um inovador sistema de travagem integral: os travões de discos em banho de óleo são montados exteriormente nos cubos dianteiros, de forma a não tornar necessário o engate automático da tracção dupla na fase de travagem. Além disso, os Agrotron TTV estão equipados com Power Brake de série (com servofreio do tipo automóvel) de elevada capacidade de travagem e ainda dois travões de estacionamento: o EPB, de funcionamento electrónico, que regula a força de travagem em função da carga e o Park Brake, que actua directamente nos travões de discos traseiros para minimizar as absorções de potência.
Para máxima segurança, o eixo dianteiro dispõe de uma suspensão especial que, no momento oportuno, pode ser facilmente bloqueada, de forma a manter sempre uma elevada precisão no controlo da profundidade de trabalho, mesmo durante as operações mais complexas.
Além disso, para uma regulação contínua e fácil da distância entre rodas, é possível utilizar os semieixos extensíveis (Bar Axle), que permitem trabalhar com pneus traseiros gémeos 650/65 R42, tal como permitem montar as jantes traseiras para lastro (com um disco central de 140 kg de cada lado e mais três anéis de 255 kg em cada jante, para um total de 1810 kg de lastro traseiro).
A direcção hidrostática dispõe de um circuito hidráulico com bomba dedicada (para não interagir durante a utilização simultânea do elevador e dos distribuidores hidráulicos) que garante uma extraordinária manobrabilidade também com utilização de aparelhos montados na dianteira. Direcção fluida e agilidade incomparável graças ao notável ângulo de viragem de 52 graus.
O dispositivo ASM regula a gestão da tracção e dos diferenciais de forma totalmente automática, sem possibilidade de erro: em função do ângulo de viragem e da velocidade, o sistema engata ou desengata (sob carga) a tracção dianteira e, se necessário, activa o bloqueio dos diferenciais, garantindo a maximização da força de tracção e da segurança.
A Série 7 está equipada com um inovador sistema de travagem integral: os travões de discos em banho de óleo são montados exteriormente nos cubos dianteiros, de forma a não tornar necessário o engate automático da tracção dupla na fase de travagem. Além disso, os Agrotron TTV estão equipados com Power Brake de série (com servofreio do tipo automóvel) de elevada capacidade de travagem e ainda dois travões de estacionamento: o EPB, de funcionamento electrónico, que regula a força de travagem em função da carga e o Park Brake, que actua directamente nos travões de discos traseiros para minimizar as absorções de potência.
O nível máximo de conforto e automatização
Os Agrotron TTV da Série 7 beneficiam da extraordinária cabina "Maxi Vision Cab", que oferece um equipamento tecnológico e um prazer de condução de nível máximo.
O conforto é garantido por um ambiente interior ideal criado pelo climatizador automático de controlo electrónico e pela perfeita estabilidade proporcionada pelo conjunto anti-vibrações com a suspensão do eixo dianteiro de série e, em opção, as suspensões traseiras mecânicas ou pneumáticas de toda a cabina. Para aumentar o bem-estar do operador no posto de condução, estão disponíveis de série bancos com suspensão pneumática e nivelamento automático (em opção, podem estar equipados com suspensão activa).
A iluminação geral do tractor é administrada por um painel de controlo onde estão reunidos todos os comandos para a gestão dos faróis de trabalho e dos faróis de estrada. Na série 7, a ergonomia dos comandos foi objecto de estudo aprofundado por parte dos engenheiros da Deutz-Fahr: a disposição lógica e intuitiva dos controlos e a clara legibilidade de todas as informações de bordo são elementos indispensáveis para obter o máximo rendimento no trabalho, com o mínimo de fadiga possível para o operador. Além disso, todas as alavancas e botões estão agrupados de forma intuitiva e dispostos de acordo com a respectiva frequência de utilização, enquanto todos os controlos são imediatamente reconhecíveis graças à "lógica da cor": a cada cor corresponde um comando e o operador escolhe de modo rápido o botão a accionar graças a uma associação simples e elementar. Todo o funcionamento dos Agrotron TTV da Série 7 é constantemente controlado por três dispositivos multimédia diferentes: o Work Display (presente no pilar dianteiro da cabina) permite monitorizar todas as funções da máquina; o Infocenter (situado no interior do painel de instrumentos) indica o estado de todos os sistemas e dispositivos; o iMonitor-2, a inovadora interface multimédia ISOBUS compatível, que gere a configuração completa de todos os parâmetros operativos. O iMonitor-2 permite interagir com a máquina através do simples toque no ecrã táctil (touchscreen) ou através do recurso ao prático painel de controlo; para uma produtividade ainda mais elevada, o iMonitor-2 pode ser enriquecido com o dispositivo de controlo de satélite, Agrosky.
Os Agrotron TTV da Série 7 beneficiam da extraordinária cabina "Maxi Vision Cab", que oferece um equipamento tecnológico e um prazer de condução de nível máximo.
O conforto é garantido por um ambiente interior ideal criado pelo climatizador automático de controlo electrónico e pela perfeita estabilidade proporcionada pelo conjunto anti-vibrações com a suspensão do eixo dianteiro de série e, em opção, as suspensões traseiras mecânicas ou pneumáticas de toda a cabina. Para aumentar o bem-estar do operador no posto de condução, estão disponíveis de série bancos com suspensão pneumática e nivelamento automático (em opção, podem estar equipados com suspensão activa).
A iluminação geral do tractor é administrada por um painel de controlo onde estão reunidos todos os comandos para a gestão dos faróis de trabalho e dos faróis de estrada. Na série 7, a ergonomia dos comandos foi objecto de estudo aprofundado por parte dos engenheiros da Deutz-Fahr: a disposição lógica e intuitiva dos controlos e a clara legibilidade de todas as informações de bordo são elementos indispensáveis para obter o máximo rendimento no trabalho, com o mínimo de fadiga possível para o operador. Além disso, todas as alavancas e botões estão agrupados de forma intuitiva e dispostos de acordo com a respectiva frequência de utilização, enquanto todos os controlos são imediatamente reconhecíveis graças à "lógica da cor": a cada cor corresponde um comando e o operador escolhe de modo rápido o botão a accionar graças a uma associação simples e elementar. Todo o funcionamento dos Agrotron TTV da Série 7 é constantemente controlado por três dispositivos multimédia diferentes: o Work Display (presente no pilar dianteiro da cabina) permite monitorizar todas as funções da máquina; o Infocenter (situado no interior do painel de instrumentos) indica o estado de todos os sistemas e dispositivos; o iMonitor-2, a inovadora interface multimédia ISOBUS compatível, que gere a configuração completa de todos os parâmetros operativos. O iMonitor-2 permite interagir com a máquina através do simples toque no ecrã táctil (touchscreen) ou através do recurso ao prático painel de controlo; para uma produtividade ainda mais elevada, o iMonitor-2 pode ser enriquecido com o dispositivo de controlo de satélite, Agrosky.
Equipamento
ASM
Um sistema eletrónico que ativa e desativa automaticamente a transmissão para as rodas dianteiras e o bloqueio do diferencial em relação ao ângulo de viragem, à velocidade e à posição do elevador traseiro.