Série 5 TTV

Com a Série 5, a DEUTZ FAHR estabelece novos padrões de estilo, eficiência, produtividade e conforto no segmento da média potência, em particular com a versão TTV, onde encontra a sua máxima expressão, graças à extraordinária versatilidade da transmissão de variação contínua. A nova série, comparada com as séries que a precederam, oferece mais potência e melhores prestações, distinguindo-se da concorrência por uma componente estética inigualável: as linhas futuristas e cativantes conseguidas com a colaboração com Giugiaro Design para obter uma máquina excepcional, potente e elegante.

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Um grande motor pela força e fiabilidade.

O novo propulsor da série 5 é o Deutz TCD 3.6 L04, um quatro cilindros de 3620 cm³ de cilindrada e características absolutamente de vanguarda. As soluções técnicas adoptadas, capazes de garantir elevadas prestações, integram um sistema de injecção Common Rail de controlo electrónico, turbocompressor com Intercooler, válvula waste-gate e ventoinha viscostática proporcional. Graças à introdução do sistema EGR (recirculação externa dos gases de escape com refrigeração a líquido) controlado electronicamente e ao catalisador DOC (Diesel Oxidation Catalist) específico, foi possível adequar-se às disposições do Tier 4i.
O DOC é um catalisador especial que, em contacto com os gases de escape do motor, acelera as suas reacções químicas para os transformar em substâncias não nocivas; além disso, não sendo um filtro como o FAP (que cria contrapressões prejudiciais aos gases de escape e exige regenerações dispendiosas activas), nem um catalisador como o SCR (que utiliza outros reagentes como o AdBlue para a redução catalítica selectiva), é um produto ideal no que respeita ao ambiente, não necessita de manutenções e, graças às dimensões reduzidas, pode ser facilmente instalado em tractores compactos. A série 5, mesmo na versão TTV, mantém uma vocação agrícola, destacada pela presença de uma curva de distribuição do binário motriz que permanece quase constante e próximo do valor máximo de 1200/1900 rpm (ou seja, exactamente como nos regimes normais exigidos pela maioria dos trabalhos agrícolas). Em relação aos outros regimes, de 1800 a 2200 rpm, é capaz de garantir uma potência constante, assegurando uma operatividade sempre fluida, mesmo na presença de trabalhos complexos do ponto de vista de exigências de potência. Por fim, a gestão electrónica do motor permite que o propulsor forneça apenas a potência realmente necessária para as várias operações, eliminando quaisquer desperdícios inúteis de combustível
Uma transmissão simplesmente insuperável.

A Série 5 exprime o seu máximo em termos de funcionalidade e inovação na versão TTV com transmissão de variação contínua.
A transmissão TTV associa a eficiência das transmissões mecânicas clássicas ao conforto e à fluidez da hidrostática: uma solução eficiente e fiável capaz de fazer variar continuamente a velocidade, explorando ao máximo da potência do motor e rentabilizando o trabalho.
A Série 5 TTV utiliza duas gamas de trabalho (Transport e Heavy Duty), com a possibilidade de seleccionar para cada uma três diferentes modalidades operativas: Manual, TDF e Auto. 
Na versão manual, para variar o regime do motor, actua-se directamente no pedal do acelerador, enquanto para variar a velocidade de avanço é utilizado o joystick multifunções. Os modelos TTV comportam-se como uma máquina com caixa de velocidades mecânica, mantendo porém a fluidez de velocidade típica das transmissões CVT (com a diferença que as relações disponíveis são quase infinitas). 
Se mantiver continuamente pressionado o joystick, a variação da velocidade ocorre de forma contínua, enquanto que, ao aplicar breves impulsos no comando, é possível variar a velocidade com incrementos de 0,1 km/h entre os 0 e os 15 km/h e de 1 km/h a velocidades superiores.
A segunda modalidade, que utiliza a TDF, activa-se automaticamente com o engate da tomada de potência e mantém estável o regime de rotação, independentemente da velocidade de avanço do tractor (que pode ser alterada continuamente, bastando para isso actuar no pedal do acelerador). 
Desta forma, é ultrapassada a principal limitação das transmissões mecânicas tradicionais que se deve ao facto de oferecer a uma dada velocidade de avanço um binário à TDF que depende do binário distribuído pelo motor num determinado regime, sem possibilidade de qualquer ajuste, a não ser que se mude de velocidade.
A versão automática, por último, indicada para os trabalhos de tracção e para os transportes, assegura uma velocidade de avanço constante graças a uma centralina electrónica que actua automaticamente no regime do motor em função da carga solicitada. 
Por fim, as características importantes da TTV são a possibilidade de alcançar os 40 km/h com o motor em regimes baixos e de manter uma produtividade sempre nos níveis máximos, graças ao engate automático da tracção dupla e do bloqueio dos diferenciais.
A selecção de diversas TDF é fundamental.

A possibilidade de escolher entre várias alternativas relativamente à velocidade de rotação da tomada de potência contribui para o acréscimo da versatilidade de um tractor, permitindo-lhe oferecer, de modo constante, a sua máxima eficiência, mesmo quando não é necessário dispor de potências elevadas. Na Série 5 TTV, estão disponíveis três regimes uniformizados (540, 540 ECO e 1.000), que podem ser engatados de forma electro-hidráulica e com a detecção automática da carga, de modo a garantir em qualquer situação um arranque gradual e progressivo dos equipamentos ligados.
A gestão da TDF é simples e intuitiva: os comandos electro-hidráulicos e o monitor LCD assinalam o regime de rotação efectivo ao operador.
O botão de arranque da TDF é replicado igualmente nos guarda-lamas traseiros; Além disso, está disponível também a activação automática, para permitir o engate e desengate em função da posição da alfaia ligada ao engate traseiro de três pontos. 
Com o elevador dianteiro é possível montar, opcionalmente, a TDF dianteira, que opera com o típico regime de 1000 rpm. 
Para completar a oferta da TDF, nas versões TTV está também disponível a tomada de potência sincronizada com veio de saída independente.
Segurança e força extraordinárias.

Os modelos da Série 5 TTV dispõem de uma bomba dedicada à direcção de rotor duplo (ou duas bombas com a capacidade de 80 cm³ cada uma). Estas duas bombas, ainda que ligadas entre si, funcionam também de forma autónoma: com o motor ligado, estão ambas activas, enquanto que, com o motor desligado, uma delas continua a funcionar para garantir a possibilidade de efectuar manobras de emergência sem esforço. 
Uma outra opção para optimizar a direcção é representada pela implementação do dispositivo SDD (Steering Double Displacement) que inclui a presença de dois rotores de 125 cm3 cada (neste caso, o segundo rotor é activado através de botão). 
Mesmo neste caso, para privilegiar a produtividade, quando a função SDD está desactivada, funciona uma única bomba, enquanto que, quando está activada, as duas bombas funcionam simultaneamente, sendo assim possível virar completamente as rodas com menos de metade das voltas do volante normalmente necessárias (2,2 em vez de 4,5 voltas). Tudo isto torna extremamente rápidas as manobras em espaços estreitos, nas zonas limites do campo ou durante trabalhos com carregador frontal. Para garantir sempre a máxima segurança, a função SDD desactiva-se automaticamente quando se ultrapassam os 16 km/h.
A Série 5 TTV é igualmente excelente no que diz respeito aos travões: de facto, todos os eixos utilizam um sistema com travões de disco nas quatro rodas, para proporcionar uma travagem realmente integral sem ter de engatar a tracção dupla; isto permite evitar as clássicas extensões de trajectória, inevitáveis durante o engate da tracção dupla, que se actua quando se trava em curva.
O dispositivo Power Brake (de série) permite ao operador accionar o pedal do travão com um esforço mínimo. Além disso, mesmo quando o motor está desligado, graças à presença de um acumulador apropriado, é possível efectuar até dez accionamentos servoassistidos do pedal do travão. Para que a segurança seja ainda maior, o travão de estacionamento Park-brake actua directamente nos travões de disco traseiros com elevada carga mecânica, garantindo a segurança mesmo em terrenos muito inclinados. Os eixos dianteiros (disponíveis também com suspensão) utilizados nas versões 4WD têm uma capacidade de carga máxima de 3000 kg (3800 kg nos modelos 5120 TTV e 5130 TTV)
Funcionalidade e estilo para o máximo conforto. A cabina “E-Class”, que equipa a versão TTV da Série 5, é fruto da colaboração entre os engenheiros da Deutz-Fahr e o estilo Giugiaro Design: caracteriza-se por uma elegância perceptível derivada de formas cativantes e da utilização de materiais inovadores, em perfeita harmonia com uma funcionalidade incomparável.
A simplicidade de utilização dos comandos, dispostos de modo intuitivo, é inigualável; as dimensões da cabina foram estudadas para oferecer uma visibilidade excepcional em todas as direcções e o extraordinário climatizador com dez bocais de distribuição torna o ambiente interior perfeito.
Máxima ergonomia e simplicidade de utilização, graças aos comandos sabiamente posicionados e bem diferenciados seguindo uma lógica da cor, onde a cada cor é associado um comando. 
Para simplificar a execução das manobras repetitivas, está presente o Comfor-tip, que permite memorizar uma série de operações, para depois as executar automaticamente quando necessário. 
A cabina está equipada com o monitor Work Display, com o qual é possível controlar os principais parâmetros do tractor: funcionamento do motor e transmissão; gestão da TDF e dos distribuidores; controlo do elevador e do ASM.
Além das informações de base, o Work Display é capaz de fornecer uma série de outras informações sobre o desempenho do tractor como, por exemplo, o cálculo dos consumos ou a produtividade em termos de superfícies trabalhadas.
Por fim, para minimizar as vibrações, opcionalmente, a cabina pode ser montada sobre suspensões mecânicas (com mola de aço e amortecedor hidráulico) ou até mesmo pneumáticas.
Especificações Técnicas
Equipamento

Zenit

Kit Light ou Ready Sistema hidráulico 60 ECO Bomba de direcção SDD Tejadilho de alta visibilidade Protecção FOPS

Thunder

ASM Travões Power Brake Bomba de direcção SDD Elevador de 6660 kg com radar Ar condicionado Banco do passageiro Suspensão mecânica da cabina
 
 

Wind

3 velocidades da TDF ISOBUS Sistema hidráulico 90 l/min Distribuidores electro-hidráulicos Power Beyond Elevador de 6600 kgg

Air

ASM Ponte dianteira suspensa Travões Power Brake Ar condicionado Banco do passageiro Suspensão pneumática da cabina*abina*

Cosmos

ASM Ponte dianteira suspensa Travões Power Brake Ar condicionado automático Banco do passageiro Suspensão pneumática da cabina Bomba de direcção SDD WOLP (painel de luzes) Banco do condutor DELUX Sistema hidráulico 90 l/min Distribuidores electro-hidráuli
Multimédia

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